Publicado em Para meu filhote

5 meses!

Hoje você está fazendo 5 meses de idade, meu querido. E que mês foi esse que passou!

A mamãe conseguiu por muito tempo te manter a salvo de ser devorado pelos pernilongos, mesmo assim algumas picadas apareciam. Ficam vemelhinhas, mas nada além disso. Nesse mês tudo mudou, agora você desenvolveu uma alergia, não tão ruim quanto a da mamãe na sua idade (que precisou ir para o hospital em razão disso), mas mesmo assim bastante feia. Você tomou umas picadas na perna no dia de uma festinha. No dia seguinte, quando foi tomar banho, percebemos que a batata da sua perna estava inchada, escura, com uma mancha que parecia uma queimadura! Isso aconteceu nas outras picadas, mas em menos intensidade. Dias depois foi no rosto que, por sinal, está até agora marcada. Compramos repelente para bebê, mesmo não sendo para a sua idade, mas infelizmente seu rosto e suas mãozinhas ficam desprotegidos.

Com quatro meses e três semanas você foi à consulta mensal e estava pesando 6.850kg e medindo 64,5cm. Ficamos alarmados! Se no mês passado você tinha dado um salto na altura e mantido seu peso, agora você estacionou na altura e “emagreceu”. Conversamos bastante com a pediatra e chegamos à conclusão de que você estava mamando pouco para suas necessidades, mas quem disse que você queria mamar mais. E algumas vezes chegava a chorar quando via a mamadeira, mesmo fazendo mais de 5 horas que tinha mamado. Ficou decidido que você iria começar a comer, além de mamar. Primeiro suco e frutas, depois o salgado.

Mesmo assim mamãe não ficou satisfeita, não é possível acreditar que um bebê não gosta de mamar. Fomos a outro médico e ele manteve a indicação de introduzir a alimentação, mas trocou o seu leite, agora ele não tem lactose. Vai ser assim até verificarmos se você está com intolerância à lactose. Até agora tem surtido efeito, mesmo tomando um pouquinho de suco e comendo umas raspinhas de fruta, você aumentou a quantidade de leite que consome. Sua tia disse que a alergia ou a intolerância não têm que aparecer necessariamente desde o nascimento, podem surgir posteriormente, até na idade adulta. Esperamos que seja uma fase breve.

Por falar em comida, sua primeira fruta foi uma pera e foi o papai que deu, assim como o suquinho de laranja. Aliás, ele é o mais empolgado com você (finalmente, segundo ele) começar a comer. Se dependesse dele, você já estaria comendo salgados e tudo. Temos que conter a ansiedade dele, não é mole!

Apesar dessas intercorrências, você continua firme no desenvolvimento psicomotor! Agora saber virar dos dois lados, está cada vez mais firme nos “abdominais”. Rolou algumas vezes, mas mamãe acha que foi mais sorte, talvez o edredom que você estava deitado facilitou. Sua habilidade em pegar os objetos está ótima, suas mãozinhas são pequenas, mas pegam tudo. E tudo vai para a boca. Tudo mesmo, brinquedo, cabelos, colares, toalhas de mesa, o que aparecer pela frente.

Se antes você olhava a Brisa, sem muito interesse, agora você está complemente louco por ela! Coitada! Ela bobeou, você agarra a orelha ou puxa o pelo. Sua sorte (e a nossa) é que ela é de uma mansidão que impressiona, no máximo ela sair de perto. Mas mesmo assim, estamos de olho para nenhum dos dois se machucar.

Você ganhou um DVD portátil que foi devidamente instalado no carro. Os passeios ficaram muito mais sossegados, você se distrai enquanto está acordado e não reclama mais quando colocado na cadeirinha! Mas para manter a nossa sanidade compramos outro DVD, também da Galinha Pintadinha (é incrível como basta ligar, seja a TV ou o DVD, que você para tudo e começa a assistir), pelo menos são outras músicas.

Lembra que você resolveu não dormir na noite de seu aniversário de 4 meses? Pois é, continua firme nesse propósito. Se antes você dormia com apenas o móbile, hoje precisamos pegar você no colo e cantar até você relaxar e ser colocado no berço quase dormindo. Você estava praticamente chorando TODAS as vezes em que ia dormir, fosse nos cochilos, fosse de noite. Ficamos desesperados, como pode um bebê tão calminho para dormir, resolver não dormir mais? E além de todo esse choro, você está acordado muito durante a noite. Para conseguir aguentar o repuxo, estamos colocando você na nossa cama. Pelo menos acorda menos… Não é o recomendado pelos médicos, mas não são eles que ficam acordados com a gente, né? Além disso, chegamos a conclusão de que se a Brisa podia dormir na nossa cama, porque você não? Torcendo, claro, para você dormir logo a noite toda.

Nos últimos dias o choro diminuiu consideravelmente, ainda bem! Está mais fácil fazer você dormir… será que a fase tenebrosa está passando ou aquele choro todo tinha relação com o leite? Será que você estava sentindo fome, mas o leite não te fazia bem e por isso você não queria mamar?

As vacinas desse mês não causaram qualquer reação, mas as picadas foram doloridas. Sua avó, que foi junto ficou impressionada com o tanto que você chorou.

Passeamos bastante. Você se comporta muito bem, mas já sabe mostrar quando está irritado ou contrariado. No dia dos namorados, saímos nós três, afinal estávamos viajando e não tinha outra opção a não ser você ir conosco. Mas foi necessário revezar com você no colo enquanto jantávamos, até que você finalmente pegou no sono.

Falta pouco para mamãe voltar a trabalhar, mas agora vamos morar mais perto da nossa família e na praia! Esperamos que seja uma infância feliz para você l

Beijos enormes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s